Todos os
dias, o consumidor
se encontra em contato com os mais variados fatores que o influenciam na
escolha de determinado produto ou serviço, a propaganda e a mídia são uma forte
arma para a decisão na hora da compra. Segundo pesquisa da Harris Interactive,
Na hora de ir às compras, cerca
de 35% das pessoas são influenciados pelas propagandas, este percentual
foi dado de acordo com as pessoas que admitiram ter adquirido produtos
motivadas pela publicidade. Continuando de acordo ao estudo da Harris, os jovens são os mais afetados a
este tipo de apelo, dos entrevistados que tinha de idade entre 18 e 34 anos,
45% admitiram que a propaganda tem participação nas suas decisões de consumo. Nas outras faixas de idade, os
percentuais foram: 37% para os que têm entre 35 e 44 anos, 28% para de 45 a 54
anos e 29% para quem tem mais de 55 anos.
A propaganda e a mídia em cima de um determinado produto pode influenciar de
forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor,
utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de
compra, por influência de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre
outras, um exemplo disso é Magazine Luiza, que se tornou uma
das maiores redes de lojas do Brasil. Isso se deve muito às suas propagandas e
liquidações que tornaram seus clientes fiéis. Com o slogan “Vem ser feliz”, a
rede de loja conquistou espaço no mercado.
Existem
vários tipos de propagandas, dentre as mais comuns estão:
·
Propaganda Comercial A propaganda comercial é a mais
comum. Podemos percebê-la em todos os lugares e momentos da nossa vida.
Seu principal objetivo é fazer as pessoas
comprarem determinada marca, produto ou serviço.
Para esse tipo de propaganda são utilizados
técnicas de persuasão que influenciam os consumidores a adquirir aquele produto
específico. Ela usa linguagem adaptada ao estilo de vida e contexto do
público-alvo.
·
Propaganda Institucional
A propaganda institucional tem como objetivo alertar as
pessoas sobre implementação de regras e normas e de prevenção.
Esse tipo de propaganda utiliza linguagem marcada por
combinações, uso de recurso estilístico como figuras de linguagem e detalhes
ortográficos voltados para sensibilização do público.
Em termos visuais, utiliza uma estrutura que faz o público
prestar mais atenção a ela e a ler o texto todo.
Uns exemplos desse modelo de propaganda são aquelas
veiculadas em época de carnaval, alertando a população para uso da camisinha a
fim de evitar a AIDS, ou campanhas para evitar o uso bebida alcoólica para quem
vai dirigir.
A influência
da mídia para uma empresa
Por que a gestão de mídia social é importante para as empresas? A
mídia social está crescendo em popularidade e importância, pois é a melhor
maneira de alcançar os clientes. Tornou-se uma necessidade para as empresas ter
uma estratégia de mídia social que possa ajudá-las a expandir seus negócios.
O gerenciamento de mídia social é importante para as
empresas porque as ajuda a ficar por dentro das tendências e se envolver com
seus clientes. Um gerente de mídia social pode garantir que os canais de mídia
da empresa sejam ativos e relevantes, o que acabará por ajudá-los a expandir
seus negócios. As redes sociais são uma ferramenta poderosa para as empresas. Isso ajuda a criar reconhecimento
da marca, manter o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.
Dessa forma,
o gerenciamento de mídia
social é
importante para as empresas porque faz parte da estratégia de marketing. Isso
os ajuda a alcançar seu público-alvo e mantê-los engajados com sua marca. Ele
também permite que as empresas acompanhem como estão se saindo em termos de
engajamento, compartilhamento, curtidas e assim por diante.
Além disso,
a gestão das redes sociais oferece às empresas a oportunidade de construir
relacionamentos com os clientes, interagindo com eles em um nível pessoal. Isso
os ajuda a entender quais são suas necessidades, além de adaptar as interações
futuras de acordo com a análise dos dados obtidos
por meio das plataformas sociais.
De
acordo com g1.globo, “Segundo
levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em
parceria com a Neotrust, o crescimento nas vendas online à
partir de 2020 foi de 68% na comparação com 2019. A associação estima que 20,2 milhões de consumidores realizaram pela primeira vez uma
compra pela internet em 2020 e que 150 mil lojas passaram a vender também por
meio das plataformas digitais. Foram mais de 301 milhões de
compras pela internet, com um valor médio de R$ 419, segundo o balanço” ou seja, a
mídia influencia sim e bastante nas vendas de uma empresa, muitos consumidores
navegam na internet todos os dias, se a empresa tiver um produto interessante e
tiver uma rede social para promover o tal, o consumidor pode eventualmente
acabar fazendo uma compra ou até mesmo se tornando um possível cliente.
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